Make your own free website on Tripod.com
Música Popular Brasileira
Home | História da MPB | Cantores da ditadura e de hoje | Músicas

Cantores da ditadura e de hoje

Caetano Emanuel Viana Teles Veloso (Santo Amaro da Purificação, 7 de agosto de 1942) é um dos mais populares e influentes compositores e cantores brasileiros.

Nascido na Bahia, Ele começou sua carreira cantando bossa nova mas logo ajudou a criar um estilo musical conhecido como MPB (música popular brasileira), deslocando o som da música Pop Brasileira em direção de um ativismo político e de uma consciência social, Veloso sempre demonstrou uma posição política ativa, esquerdista, ganhou a inimizade do regime militar ditatorial que predominou no Brasil até 1984; suas canções foram freqüentemente censuradas neste período. Veloso passou vários meses na prisão devido a "atividades subversivas" em 1968 e evidentemente foi exilado do Brasil, para Londres.

Djavan Caetano Viana (Maceió, 29 de janeiro de 1949) é um cantor e compositor brasileiro.

Filho de mãe lavadeira que entoava canções de Ângela Maria e Nelson Gonçalves. Aprendeu violão sozinho na adolescência.

Em 1973 foi para o Rio de Janeiro onde teve ajuda do radialista Edson Mauro, que o apresentou a Adelzon Alves, que o levou para o produtor da Som Livre, João Mello que lhe deu a oportunidade de gravar músicas de outros artistas para as novelas da Rede Globo: "Alegre menina" (Jorge Amado e Dorival Caymmi), da novela "Gabriela"; e "Calmaria e vendaval" (Toquinho e Vinícius de Moraes), da novela "Fogo sobre terra".

O reconhecimento aconteceu mesmo em 1975 quando participou do Festival Abertura e conquistou o segundo lugar com a música "Fato consumado.

Milton Nascimento (Rio de Janeiro, 26 de outubro de 1942) é um cantor e compositor brasileiro, reconhecido nacional e internacionalmente como um dos mais influentes e talentosos cantores da MPB.

Nascido no então Distrito Federal, filho de uma empregada doméstica, foi adotado por um casal cuja esposa (Lília Silva Campos) era professora de música. Seu pai adotivo, Josine Campos, era dono de uma estação de rádio.

Gilberto Passos Gil Moreira (Salvador, 26 de junho de 1942) é um cantor e compositor brasileiro. É o atual ministro da Cultura do Brasil.

Gil é formado em administração de empresas; seu primeiro emprego foi na Gessy Lever, em São Paulo. Gil passou a ficar conhecido por suas gravações nos anos 60, marcadas pelo movimento do tropicalismo, incluindo "Roda", "Lunik 9", e "Domingo no Parque".

Elis Regina Carvalho Costa (Porto Alegre, 17 de março de 1945São Paulo, 19 de janeiro de 1982). Foi uma cantora da música popular brasileira. Elis teve um longo período de sucesso, de 1965 a 1981. Uniu técnica e perfeccionismo, presentes em suas gravações, à emoção e energia, típicas de suas apresentações. Em sua carreira, lançou diversos compositores como Milton Nascimento, Fernando Brant, João Bosco, Zé Rodrix, Aldir Blanc, Renato Teixeira e Belchior.

Francisco Buarque de Hollanda (Rio de Janeiro, 19 de junho de 1944) é um músico, cantor, compositor, teatrólogo e escritor brasileiro.

Filho de Sérgio Buarque de Hollanda, e Maria Amélia, mas abandonou o curso no terceiro ano, quando já possuía algum renome musical.

Chico Buarque ganhou fama por sua música, que comenta o estado social, econômico e cultural do Brasil. Abordou a ditadura e, fugindo dela, criou um pseudônimo para continuar compondo e não ser barrado pela censura: Julinho da Adelaide.

Maria Rita é o nome promocional de Maria Rita Mariano, cantora brasileira. Filha da cantora Elis Regina e do compositor César Camargo Mariano, Maria Rita nasceu na cidade de São Paulo em 9 de setembro de 1977.

Maria Rita iniciou sua carreira com cerca de 24 anos,

Ganhadora do Grammy latino em três categorias: revelação do ano, melhor disco de MPB e melhor música brasileira.

Rita Lee Jones Carvalho (São Paulo, 31 de dezembro de 1947) é uma cantora, compositora e instrumentista brasileira. Seu estilo vai do rock experimental ao pop, passando pelo rockabilly e a música romântica. Em quase quarenta anos de carreira, já compôs inúmeros sucessos para si mesma e para artistas como João Gilberto, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Elis Regina, Gal Costa, Maria Bethânia, Milton Nascimento, Simone, Ney Matogrosso, Zizi Possi, Marisa Monte, Marina Lima, Zélia Duncan (que atualmente a substitui no revival d'Os Mutantes, banda de Rita nos anos 60 e 70), Cássia Eller, Paula Toller, Paul Mauriat e Gloria Estefan.

Adriana da Cunha Calcanhotto (Porto Alegre, 3 de outubro de 1965) é uma cantora e compositora brasileira, considerada uma das mais importantes autoras da MPB contemporânea pela sua variedade de estilos e parcerias musicais. Suas composições são variadas em estilos, há samba, bossa nova, funk, rock, pop, baladas. Também tem em suas características gravar músicas que foram sucesso e fazer arranjos diferenciados.

Marisa Monte (Rio de Janeiro, 01 de julho de 1967)procura evitar a superexposição na mídia, e mantém-se afastada dos meios de comunicação quando não está em turnê de lançamento de um disco novo. Apresenta-se também ao lado da Velha Guarda da Portela, tendo produzido e participado do CD Tudo Azul (2000No fim de 2002, Marisa lança o CD e DVD Tribalistas, projeto idealizado por ela, Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown.


This is where we give our customers a chance to tell us what they think about our web site. Is there anything you would like to see us offer? Do you have any questions or comments? Our business depends on your satisfaction, so please let us know what you think.

Just click this address to send us e-mail:

ourname@ouraddress.com

Or give us a call at (800) 555-1212.

Small Business Advancement Center

www.sbaer.uca.edu

Better Business Bureau

www.bbb.org